Pular para o conteúdo principal

O livro da Jout Jout, a vlogueira Julia Tolezano



Essa imagem de felicidade da Jout Jout representam tão bem a essência do seu livro. Apesar dele se tratar, de maneira generalizada, de recordações, Jout Jout me envolveu de uma forma reconfortante onde sentimos aquele alívio quando nos deparamos por meio de uma de suas crises as nossas crises entre as linhas. Esse livro me fez um bem tão grande que me senti no dever de compartilhá-los com vocês para que mais pessoas entendam que tá todo mundo mal e tá tudo bem estar assim. Momentos como esse fazem parte dos nossos processos.

Se você não faz ideia de quem eu estou falando no título da publicação, não se preocupa que eu te apresento esse ser maravilhoso e cheio de luz. Julia Tolezano é uma influenciadora mais conhecida pelo seu canal do Youtube chamado JoutJout Prazer. Ela chama a atenção pela sua autenticidade e sua opinião. Os vídeos em seus canais são bem intimistas e falam sobre os mais diversos assuntos da vida de forma leve e clara. Eles geralmente são gravados em sua casa envolvendo seu namorado Caio e seus amigos. É uma conversa que te faz aprender a ser uma pessoa melhor tanto para você próprio quanto para outras pessoas ao teu redor. Eu ainda tô devendo essa seleção dos melhores vídeos dela e pretendo publicar aqui. Estou ainda no processo de assistir todos os seus vídeos pra poder escolher de forma justa.

Como hoje nosso papo é sobre seu livro, deixa eu te apresentar primeiro:


Título: Tá todo mundo mal - O livro das crises
Autora: Jout Jout
Editora: Companhia das Letras | Ano: 2016 | Páginas: 200
Sinopse: Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise. De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir. Em Tá todo mundo mal, ela reuniu as suas “melhores” angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, “Jout Jout, Prazer”. Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões que ela levanta. Além de nos identificarmos, Jout Jout sabe como nos fazer sentir melhor, pois nada como ouvir sobre crises alheias para aliviar as nossas próprias!
Compre o livro Tá todo mundo mal clicando aqui.

Resenha

Ultimamente eu tenho criado esse gosto por leitura de pessoas influentes como a Jout Jout contando um pouco da sua vida. Esse não é o primeiro livro que eu leio na categoria de biografia de um autor. Já li o da Shonda Rhimes e o da Chimamanda Ngozi Adichie. Todos eles são bastante intimistas, mas principalmente o da Julia. Pra quem a acompanha de outros trabalhos como eu, que era fã da Julia no passado e a seguia em quase todas as suas redes sociais, eu já estava ciente que o livro seria como estar assistindo seus papos em seu canal do YouTube.

A leitura é bastante divertida e, acredito eu, que quase todas as pessoas que leram as suas crises se identificaram com algumas ou muitas. Eu gosto tanto de ter esse contato, mesmo que distante, com ela por que eu sempre senti - desde a minha adolescência - que a sua opinião tinha bastante lógica e o jeito como ela conseguia tratar tão bem esses assuntos sérios em seu canal de uma forma leve e direta me faziam a admirar imensamente. Eu queria ter essa leveza da Julia. Eu sempre gostei dela e também de como a Julia consegue desconstruir pensamentos negativos que infelizmente temos por que nos foram ensinados assim.

Na adolescência há um longo processo entre refletirmos sobre nossos gostos e nossos pensamentos. Chegamos a nos questionar sobre determinado assunto que nos foi ensinado de alguma maneira nossos teus pais, amigos ou pessoas próximas até decidirmos se queremos continuar seguindo esse pensamento ou pensar de forma diferente. Pessoas como a Julia e outros influenciadores dessa época de 2010 pra cá fizeram uma importante parte na minha vida e na construção do meu caráter, dos meus pensamentos... Tudo aquilo que eu sou e concordo.



E assim me vejo novamente neste processo por meio das crises, pensamentos e fatos ocorridos com a Julia. Crises essas que não são só delas, mas minhas, suas, de milhares de pessoas. Com esse livro, Julia mostra a importância das nossas crises na formação da nossa identidade. Ela diz que tá tudo bem você não estar bem. Nós somos inconstantes. Temos momentos felizes e tristes assim como todos e, mesmo sabendo disso, nós mantemos esse costume terrível de esconder sentimentos ruins como quando estamos chateados, deprimidos ou insatisfeitos. E, além disso, estamos sempre tentando fugir deles. É uma busca eterna pela felicidade, pensando de forma inconsciente que é só isso que importa.

As reflexões que estão no livro são desde a adolescência até uma idade em que nos encontramos jovens adultos. São questões sobre comportamento, aparência e relacionamentos que parecem ser triviais mas que nos tocam profundamente. Eu já estava nessa fase de autoconhecimento nesse isolamento e o seu livro me despertou ainda mais a repensar em alguns pontos que dou tanta ênfase, mas quando pensei bem sobre o assunto ele não era tão significante e não fazia sentido que me incomodar.

Resumindo

Esse livro me tornou mais ciente de alguns momentos que passei e me fez enxergá-los de uma forma diferente. Jout Jout tem uma escrita incrível, divertida e que nos faz sentir tão confortáveis como se fosse aquele papo de bar que você é 100% aberto a contar suas experiências e ouvir as de outra pessoa. É sensacional como seu jeitinho despojado nos faz querer muito ser sua amiga ou fazer parte da sua grande família Jout Jout. O livro tem toda a sua essência. Nossa, eu indico demais a leitura desse livro. Você vai dar boas risadas e também vai se emocionar. Admiro demais o trabalho dessa mulher maravilhosa e não poderia ser diferente minha apreciação com seu livro. Leiam já!!!

Avaliação

★★★★☆ (4/5)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o melhor rodízio de sushi em Recife? Uma análise entre Udon x Yugo...

Minha gente, não era minha intenção trazer uma publicação polêmica assim comparando no blog, mas como eu sou fã de sushi eu precisava externar minhas experiências sobre esses dois rodízios. Primeiro, eu queria dizer que isso não é publi. Infelizmente paguei com meu dinheirinho suado para poder conferir de perto ambos rodízios e não satisfeita ainda levei minha best friend forever para gastar dinheiro mais eu. E segundo que eu nem tenho condições financeiras (#nospatrocina) pra conhecer todos os rodízios existentes em Recife, tá? Por isso eu vou apresentar a vocês sobre quais restaurantes eu estou me referindo nessa publicação. São eles: Localização O Udon tem dois restaurantes, um em Casa Amarela e outro em Boa Viagem. Eu fui no mais próximo de onde moro, em Casa Amarela. O Yugo Fusion atualmente está no lugar do falecido restaurante Nirai (#descanseempaz), no bairro das Graças. Valores Atualmente os rodízios estão custando (data de referência:

Conheça: Budah

A apresentação dessa semana entra na categoria nacional com artistas brasileiros com mais uma inclusão de xodós que eu tenho dado replay quase que diariamente. Brandha Rangel (com nome artístico Budah) tem 24 anos e é estudante, cantora e compositora com gênero musical voltado para Rhythm and blues ou r&b residente em Vitória, Espírito Santo. Ela tem se destacado com rap e hip hop no Brasil. Em suas músicas ela fala tanto sobre amor quanto questões sociais. Quer bancar a romântica? Escuta Budah! Quer se emponderar com letras feministas? Escuta Budah! Conheci seu trabalho através da sua participação em episódio da PineappleStormTV do projeto Poesia Acústica com a faixa "Acabou" com Lourena e Azzy. Eu curti bastante a sua voz e decidi explorar na internet em busca de outros trabalhos de sua autoria ou participações com outros artistas. De lá pra cá, foi só alegria. Suas músicas viraram meio que rotina para mim e, sendo assim, eu queria compartilhar um pouco dessas mú

Cheats para PC do jogo The Witcher 3: Wild Hunt

E aí, meus queridos. Tudo bem com vocês? Seguindo a saga do jogo The Wicher 3, que já apresentei aqui no blog , nessa publicação eu vou ensinar os senhores a ativar a opção de permitir a utilização de cheats no jogo e também vou listar todos comandos possíveis pra a gente se divertir bastante. E se você está me julgando, por favor, não o faça. Já basta a nossa própria vida em que temos que sofrer e lutar pra poder vencer na vida. Aí ter que se lascar no jogo também? Ah não!!! Eu joguei sem cheats já e é bom sim, mas com cheats já adianta umas coisas massas. Inclusive pra ativar o cheat do jogo não precisa baixar nenhum programa, viu galera? Não fiquem se enganando por outros sites não. É fácil demais. Veja aí vá:

Como mandar uma sugestão de melhoria pro Instagram

E aí, amados. Eu estava buscando na internet essa dúvida que vocês também estão tendo. Como não encontrei em lugar nenhum da internet, eu decidi criar esse tutorial pra quem quer mandar uma mensagem de feedback pro Instagram pelo aplicativo. Vem que eu te ensino. 1. No Aplicativo, acesse o seu perfil. 2. Clique no Menu ☰ . 3. Vá em Configurações ⚙️. 4. Clique em Ajuda ❔. 5. Clique em Relatar um problema . 6. Clique em Enviar feedback . 7. Escreva a mensagem no campo e, se necessário, anexe imagens no campo Adicionar ➕. 8. Aperte em Enviar . Fiz também um tutorial rápido pelo Instagram do blog, pra quem prefere visualizar por vídeo: A minha sugestão foi para criar a função de Amigos Próximos pras publicações do feed também. Imagina ter umas publicações suas visíveis só pros seus melhores amigos? Seria tudo pra mim. Eu publicaria mais no meu insta se tivesse essa opção. Qual a de vocês?

A nova tendência do cabelo descolorido e suas variações

Eu tô chocada que eu tô criando muita publicação no blog sobre Moda & Beleza que não é da minha essência. Quer dizer, eu acho lindo e adoro acompanhar, mas quase nunca crio coragem pra meter a cara e tentar fazer alguma dessas coisas que eu idolatro. Será que eu vou mudar isso futuramente? É uma mudança bem radical a gente descolorir o cabelo e, por exemplo, mudar algo que era preto para loiro. Já observei muito essas mudanças radicais entre pessoas influentes como artistas e queria compartilhar com vocês esse estilo que eu tô admirando bastante ultimamente.