Pular para o conteúdo principal

Maratona dos filmes do Estúdio Ghibli



O Studio Ghibli é um estúdio de animação japonês, sediado em Koganei, Tóquio. O trabalho de Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma compreendem de uma beleza e simplicidade fora do comum. Cada filme é especial à sua maneira e carrega uma mensagem que os tornam extraordinários. Dos filmes que eu já assisti eu posso afirmar que as produções desse estúdio se destacam completamente de outros.

Seis dos filmes de Studio Ghibli estão entre os 10 filmes de anime com maior bilheteria produzidos no Japão e muitos de seus trabalhos ganharam o prêmio Animage Anime Grand Prix e quatro ganharam o Prêmio da Academia de Animação do Ano do Japão. Cinco dos filmes de Studio Ghibli receberam indicações ao Oscar. Se to Chihiro no Kamikakuchi ganhou o Urso de Ouro em 2002 e o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003. Totoro, um personagem de Tonari no Totoro é o mascote do estúdio.

Os filmes de animação produzidos pelo estúdio recebem aclamação mundial da crítica e do público. Hotaru no Haka (1988) é comumente considerado pela crítica especializada como um dos melhores filmes de guerra já feitos; similarmente, Sen to Chihiro no Kamikakushi (2001) é o único filme de língua não-inglesa a ter ganhado o Oscar de melhor filme de animação. O trabalho deles é tão incrível que eu fiz questão de compartilhar, como sempre, com vocês.



FILMOGRAFIA
1968 – Horus: O Príncipe do Sol (Taiyo no Oji Horusu no Daiboken)
Horus, um garoto que vive na Época do Ferro na região da Escandinávia, recupera a Espada do Sol, que estava pressa na grande rocha Moog. Com a morte de seu pai, Horus decide que deve voltar à terra de seus ancestrais para defendê-los de Grunwald, o demônio do gelo. No caminho, conhece Hilda, uma linda e enigmática garota que esconde um terrível segredo.

1972 – As Aventuras de Panda! E Seus Amigos (Panda Kopanda amefuri sakasu no maki)
A alegre Mimiko tem uma família muito incomum para uma garotinha – um urso panda como papai e o filhote deste, Panny, que a chama de mamãe. Quando Panny segue Mimiko até a escola, tenta fingir que é um ursinho de pelúcia para não colocar a menina em apuros. Mas, apesar dos esforços para se comportar, Panny causa confusão na cozinha e passa a ser perseguido. Afinal, todos querem um fofo pandinha para brincar.
No meio do tumulto, Panny faz um novo amigo, Tiny, um bebê tigre que se perdeu de um circo. Levar Tiny de volta para sua mãe é a primeira aventura, mas depois de uma tempestade, a cidade inteira é inundada e Mimiko, papai panda e Panny precisam resgatar todos os animais que ficaram presos num trem.

1979 – O Castelo de Cagliostro (Rupan Sansei: Kariosutoro no Shiro)
Quando o mestre dos bandidos Lupin III rouba uma fortuna de notas falsificadas em um cassino em Monte Carlo, ele não se satisfaz. Ao lado de sua equipe de bandidos, ele parte para o pequeno país europeu de Cagliostro e direciona seus planos para o tesouro oculto de um castelo ocupado por um conde malévolo. Porém, o tesouro se torna secundário quando Lupin descobre que a adorável Clarisse está sendo forçada a se casar com o conde. Contando com a ajuda de seu colega Jigen e o mestre espadachim Goemon, Lupin deverá resolver o mistério do castelo, ao mesmo tempo em que tenta salvar a jovem Clarisse. A tarefa será árdua, pois tanto o conde com seu exército de assassinos quanto o inspetor Zenigata, estão decididos a acabar com os planos de Lupin.

1981 – Chie, a Pirralha (Jarinko Chie)
Chie, a “menina mais infeliz do Japão” é uma garotinha cujo pai é dono de um pequeno bar/restaurante no distrito de Nishinari-ku, em Osaka. Patife e viciado em jogos, ele está separado da esposa devido a sua negligência com a família e trabalho. Enquanto isso, Chie, de apenas 8 anos, dirige o restaurante do pai, se encontrando com sua mãe em segredo e se esforçando para frequentar as suas aulas no ensino fundamental.

1982 – Goshu: O Violoncelista (Sero hiki no Goshu)
Goshu é um jovem que vive em uma pequena casa fora da cidade e toca violoncelo na orquestra local. Infelizmente, a apresentação de Goshu está decepcionando o resto da orquestra e o maestro está ficando sem paciência com ele. Nas próximas noites, no entanto, Goshu é visitado em sua casa por uma série de animais com pedidos musicais para ele – um gato, um pássaro, um cachorro-guaxinim e um rato – para grande aborrecimento de Goshu. O que Goshu não percebe é que essas tarefas e encontros o estão ensinando a superar as falhas de sua peça nos últimos dias antes do grande show.

1984 – Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no Tani no Naushika)
Após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surge uma floresta que exala gases venenosos. Apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem por lá. Nausicaä, filha do rei do Vale do Vento, tem o estranho poder de conseguir sentir o que a floresta sente e se vê obrigada a sair em uma jornada para tentar evitar outra guerra devastadora.

1986 – O Castelo no Céu (Tenkū no Shiro Rapyuta)
Sheeta cai misteriosamente do céu nos braços de Pazu, um garoto que vive e trabalha em uma pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras causadas pela perseguição de piratas do ar e do exército a Sheeta, que resulta numa busca pela verdadeira identidade dela e por Laputa, um misterioso castelo no céu.

1988 – Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro)
Duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante.

1988 – Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka)
Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vagalumes.

1989 – O Serviço de Entregas da Kiki (Majo no Takkyūbin)
Ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, Kiki deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma bruxa e passar lá um ano morando sozinha em uma espécie de “estágio”. Após achar uma bela cidade à beira mar, Kiki e seu gatinho Jiji tentam se adaptar à nova vida.

1991 – Memórias de Ontem (Omoide Poro Poro)
Taeko é uma mulher solteira de 27 anos que se dedica apenas ao trabalho. Ela sai de sua nativa Tóquio pela primeira vez e viaja a Yamagata para visitar a família da irmã durante a colheita anual de açafrão-bastardo. Ao longo da viagem, ela começa a questionar se sua vida estressante é o que desejava quando jovem.

1992 – Porco Rosso: O Último Herói Romântico (Kurenai no Buta)
Costa do Mar Adriático, início dos anos 30. Marco Porcellino, mais conhecido como Porco Rosso, é um aviador caçador de recompensas que luta contra piratas aéreos. Cansados de serem derrotados por Porco, os piratas se unem e contratam um piloto americano para duelar com ele.

1993 – Eu Posso Ouvir o Oceano (Umi ga Kikoeru)
Após o divórcio dos pais de Rikako, uma estudante de Tóquio, é transferida para um colégio de Kochi, uma cidade litorânea remota da capital. Ela é inteligente, se dedica muito aos estudos e aos esportes. Mas não consegue se adaptar à vida social da escola. No mesmo colégio estão Taku Morisaki e Yutaka Matsuno, que sempre foram melhores amigos, no entanto, Rikako ficará entre os dois.

1994 – Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins (Heisei Tanuki Gassen Ponpoko)
Os guaxinins das colinas de Tama estão sendo expulsos de suas casas pelo rápido desenvolvimento de casas e shoppings. À medida que fica mais difícil encontrar comida e abrigo, eles decidem se unir e revidar.
Eles praticam e aperfeiçoam a antiga arte de transformação até que possam aparecer como humanos. De maneiras muitas vezes hilárias, os guaxinins usam seus poderes para tentar assustar o avanço da civilização. Mas será o suficiente? Ou os guaxinins aprenderão a viver em equilíbrio com o mundo moderno?

1995 – Sussurros do Coração (Mimi wo Sumaseba)
Shizuku é uma estudante que sonha em ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que ela pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.



1997 – Princesa Mononoke (Mononoke Hime)
Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Para encontrar a cura, ele decide viajar para longe e acaba se envolvendo numa batalha entre os deuses animais da floresta e os moradores de uma vila de mineiros, que aos poucos estão destruindo a floresta.

1999 – Meus Vizinhos Os Yamadas (Hōhokekyo Tonari no Yamada-kun)
O filme mostra o dia-a-dia da família Yamada, que é composta por Takashi (o pai, um trabalhador comum), Matsuko (a mãe, dona de casa), Shige (a sogra), Noboru (o filho adolescente), Nonoko (a filha criança) e Pochi (o cachorro da família). A história é dividida em quadros curtos, cada um focando algum ponto interessante do cotidiano da família, mais ou menos como se vê nas tirinhas de jornal. Trata de problemas que vemos em nossos próprios lares, como a exigência dos pais para que o filho adolescente estude mais, a mãe que não quer ser tratada como uma empregada, o pai que chega cansado demais do trabalho e tem que acordar cedo para uma reunião de negócios, o adolescente passando por crises existenciais, os pensamentos inocentes da criança.

2001 – A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi)
Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçaria. Quando seus pais são misteriosamente transformados, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família ao mundo exterior.

2002 – O Reino dos Gatos (Neko no Ongaeshi)
Essa é a história de Haru, uma garota muito preguiçosa que todos os dias chega atrasada na escola. Um belo dia, voltando para casa, salva um misterioso gato de ser atropelado. Na mesma noite, a menina recebe a visita do Rei dos Gatos que a convida para conhecer o seu reino, um lugar mágico, diferente de tudo, onde os bichos falam e se comportam como gente. Haru não sabe, mas ela será obrigada a se casar com o Príncipe Lune. E mais: ela vai se transformar em uma gatinha muito simpática.

2004 – O Castelo Animado (Hauru no Ugoku Shiro)
Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia na qual acaba parando no castelo animado, onde reside um misterioso feiticeiro chamado Howl que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.

2006 – Contos de Terramar (Gedo Senki)
Algo estranho caminha sobre a terra. O reino está se deteriorando. Pessoas estão começando a agir diferente e a ver dragões, que não deveriam entrar no mundo dos humanos. Diante desses estranhos eventos, Ged, um poderoso arquimago, está investigando a causa. Durante sua jornada, ele conhece o Príncipe Arren, um adolescente perturbado. Enquanto Arren parece apenas um garoto tímido, ele tem um grave lado negro, que lhe concede força, um ódio implacável e que não tem misericórdia, principalmente quando se trata de proteger Theru, uma garota órfã. Para os oportunistas essa é uma ocasião perfeita, e a bruxa Cob decide usar Theru como isca contra Arren, e somente Ged poderá ajudá-lo a superar seus medos e salvar Theru.

2008 – Ponyo, Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no ue no Ponyo)
Certa manhã, quando brinca na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso num frasco de doce. Sosuke liberta o peixinho do frasco, a quem dá o nome de Ponyo, e promete protegê-lo para sempre. Mas o pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, força o pequeno peixe a regressar às profundezas. Decidida a tornar-se humana, Ponyo foge para reencontrar Sosuke e espalha acidentalmente uma poção mágica pelo oceano, transformando as suas irmãs em ondas gigantes que ameaçam inundar a aldeia de Sosuke. O amor e a responsabilidade, o oceano e a vida, num mundo fantástico onde a magia também faz parte das coisas naturais do dia-a-dia.

2010 – O Mundo dos Pequeninos (Kari-gurashi no Arietti)
Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros – e grandes – donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arrietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença de tamanhos.

2011 – Da Colina Kokuriko (Kokuriko-zaka Kara)
Yokohama, 1963. O Japão está se recuperando da devastação da Segunda Guerra Mundial e se preparando para sediar as Olimpíadas. Neste cenário de esperança e mudança, uma amizade começa a florescer entre os estudantes do ensino médio Umi e Shun. Mas um segredo oculto do passado surge para lançar uma sombra sobre o futuro e separá-los.

2013 – Vidas ao Vento (Kaze Tachinu)
A animação conta a vida do designer de aviões Jiro Horikoshi e os principais acontecimentos históricos que afetaram sua trajetória. O jovem Jiro sonha em voar e desenhar lindos aviões, inspirado pelo designer aeronáutico italiano Caproni. Não podendo tornar-se piloto por ter miopia desde a infância, Jiro entra na divisão de aviões de uma grande empresa de engenharia japonesa em 1927. Ele conhece e se apaixona por Naoko, desfruta de sua amizade com o colega Honjo e traz grandes inovações para o mundo da aviação.

2013 – O Conto da Princesa Kaguya (Kaguya-hime no Monogatari)
Esta animação é baseada no popular conto japonês “O Conto do Cortador de Bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.

2014 – As Memórias de Marnie (Omoide no Marnie)
Anna é uma menina tímida e doce de 12 anos que só consegue se expressar através dos seus desenhos. Por conta de seus ataques de asma, ela é enviada para passar um tempo com os tios que moram no campo, para poder respirar ar puro. Durante seus passeios pela cidade, ela conhece uma menina loira de cabelos longos chamada Marnie, com quem faz uma amizade instantaneamente. As duas tornam-se melhores amigas e passam a dividir segredos e passatempos. Mas Anna vai descobrindo aos poucos que Marnie não é bem quem ela aparenta ser e ela começa a investigar o mistério que cerca a nova amiga.

2016 – A Tartaruga Vermelha (La Tortue rouge)
Um homem sobrevive a um naufrágio e se vê em uma ilha completamente deserta. Ele consegue se manter através da pesca e tenta construir uma jangada que lhe permita deixar o local. Só que, sempre que ele parte com a embarcação, ela é destruída por um ser misterioso. Logo, descobre que a causa é uma imensa tartaruga vermelha, com quem manterá uma relação inusitada.

2020 – Aya e a Bruxa (Aya to Majo)
O filme trata de Aya, uma jovem que vive num orfanato e gosta da sua vida, mas quando é adotada por uma bruxa e levada para uma casa assombrada, as coisas mudam. No entanto, a jovem não se deixará assustar e fará o melhor que puder para controlar a situação.

2021 – Como Vocês Vivem? (Kimitachi wa Do Ikiru ka)
Kimitachi wa Dou Ikiru ka, baseado no livro de mesmo nome do autor Genzaburo Yoshino, conta a história de um jovem chamado Koperu e seu tio. Conforme Koperu cresce espiritualmente, discussões sobre como devemos viver a vida são trazidas à tona.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o melhor rodízio de sushi em Recife? Uma análise entre Udon x Yugo...

Minha gente, não era minha intenção trazer uma publicação polêmica assim comparando no blog, mas como eu sou fã de sushi eu precisava externar minhas experiências sobre esses dois rodízios. Primeiro, eu queria dizer que isso não é publi. Infelizmente paguei com meu dinheirinho suado para poder conferir de perto ambos rodízios e não satisfeita ainda levei minha best friend forever para gastar dinheiro mais eu. E segundo que eu nem tenho condições financeiras (#nospatrocina) pra conhecer todos os rodízios existentes em Recife, tá? Por isso eu vou apresentar a vocês sobre quais restaurantes eu estou me referindo nessa publicação. São eles: Localização O Udon tem dois restaurantes, um em Casa Amarela e outro em Boa Viagem. Eu fui no mais próximo de onde moro, em Casa Amarela. O Yugo Fusion atualmente está no lugar do falecido restaurante Nirai (#descanseempaz), no bairro das Graças. Valores Atualmente os rodízios estão custando (data de referência:

Cheats para PC do jogo The Witcher 3: Wild Hunt

E aí, meus queridos. Tudo bem com vocês? Seguindo a saga do jogo The Wicher 3, que já apresentei aqui no blog , nessa publicação eu vou ensinar os senhores a ativar a opção de permitir a utilização de cheats no jogo e também vou listar todos comandos possíveis pra a gente se divertir bastante. E se você está me julgando, por favor, não o faça. Já basta a nossa própria vida em que temos que sofrer e lutar pra poder vencer na vida. Aí ter que se lascar no jogo também? Ah não!!! Eu joguei sem cheats já e é bom sim, mas com cheats já adianta umas coisas massas. Inclusive pra ativar o cheat do jogo não precisa baixar nenhum programa, viu galera? Não fiquem se enganando por outros sites não. É fácil demais. Veja aí vá:

Conheça: Budah

A apresentação dessa semana entra na categoria nacional com artistas brasileiros com mais uma inclusão de xodós que eu tenho dado replay quase que diariamente. Brandha Rangel (com nome artístico Budah) tem 24 anos e é estudante, cantora e compositora com gênero musical voltado para Rhythm and blues ou r&b residente em Vitória, Espírito Santo. Ela tem se destacado com rap e hip hop no Brasil. Em suas músicas ela fala tanto sobre amor quanto questões sociais. Quer bancar a romântica? Escuta Budah! Quer se emponderar com letras feministas? Escuta Budah! Conheci seu trabalho através da sua participação em episódio da PineappleStormTV do projeto Poesia Acústica com a faixa "Acabou" com Lourena e Azzy. Eu curti bastante a sua voz e decidi explorar na internet em busca de outros trabalhos de sua autoria ou participações com outros artistas. De lá pra cá, foi só alegria. Suas músicas viraram meio que rotina para mim e, sendo assim, eu queria compartilhar um pouco dessas mú

Roteiro turístico com locais para conhecer em Garanhuns/PE

Bem turista no Mosteiro de São Bento. Olá, meus queridos! Eu sempre quis ser esse tipo de blogueirinha que vai viajar pros lugares e documenta tudo no blog, mas obviamente me faltava recursos financeiros para tal ocasião afinal sou blogueira gente como a gente low profile e low money. Contudo, eis que rolou a oportunidade de viajar a trabalho e ter um período para conhecer também o lugar. Não é a primeira vez que viajo pra realizar perícias judiciais em Garanhuns. Já fui inúmeras vezes, mas nunca tive tempo de sobra pra bater perna por lá e conhecer esses lugares lindos. A última viagem que fiz foi recentemente em dezembro/2021 e, aproveitando que estou de férias, vim compartilhar pra vocês minha experiência com os lugares que são bacanas lá pra você conhecer. Se tu estais pensando em viajar pra lá, te confesso que não há tanto o que se ver. Eu fiquei da sexta-feira até o sábado pagando uma diária curtindo as coisas que têm a oferecer e esse período foi suficiente. Se você se prog

Resenha: A Barraca do Beijo de Beth Reekles

Desde que a Netflix lançou o segundo filme da Barraca do Beijo apareceram tweets na minha linha do tempo do perfil do blog com comentários negativos que me deixaram curiosa para entender o que estava acontecendo. Essas críticas envolviam os personagens principais do filme e suas atitudes tóxicas e machistas, coisas essas que eu não tinha percebido quando assisti os filmes. Mais uma coisa que eu não sabia e que eu só fiquei sabendo nesse exato momento que estou escrevendo pra vocês é que o livro A Barraca do Beijo foi feito por uma cientista. Beth Reekles, a autora do livro, é uma garota de exatas, formada em Física pela Exeter University. Mas nas horas vagas ela gosta de ler e escrever no Wattpad. O livro fez tanto sucesso nessa plataforma com mais de 19 milhões de acessos e 40 mil comentários, além de vencer o Prêmio Watty de Ficção Adolescente mais popular que eu entendi tudo. A senhora Netflix não ia deixar essa oportunidade passar batido, não é mesmo?