Pular para o conteúdo principal

Roteiro turístico com locais para conhecer em Garanhuns/PE

Bem turista no Mosteiro de São Bento.

Olá, meus queridos! Eu sempre quis ser esse tipo de blogueirinha que vai viajar pros lugares e documenta tudo no blog, mas obviamente me faltava recursos financeiros para tal ocasião afinal sou blogueira gente como a gente low profile e low money. Contudo, eis que rolou a oportunidade de viajar a trabalho e ter um período para conhecer também o lugar. Não é a primeira vez que viajo pra realizar perícias judiciais em Garanhuns. Já fui inúmeras vezes, mas nunca tive tempo de sobra pra bater perna por lá e conhecer esses lugares lindos. A última viagem que fiz foi recentemente em dezembro/2021 e, aproveitando que estou de férias, vim compartilhar pra vocês minha experiência com os lugares que são bacanas lá pra você conhecer.

Se tu estais pensando em viajar pra lá, te confesso que não há tanto o que se ver. Eu fiquei da sexta-feira até o sábado pagando uma diária curtindo as coisas que têm a oferecer e esse período foi suficiente. Se você se programar direitinho financeiramente, dá pra ir de boa e nem precisa estar de férias. Eu não estava e, mesmo assim, deu tudo certo. Conversei com meu chefe sobre a possibilidade faltar na sexta-feira e não tinha problemas.

Castelo de João Capão.

A viagem de Recife/PE para Garanhuns/PE demora em torno de 4 horas de carro. É um tanto pesado. Tem que organizar as coisas todas no dia anterior, dormir bem e acordar cedinho também pra chegar no máximo de nove ou dez horas e aproveitar bem esse dia. Eu sou uma pessoa bem planejada que saiu vendo o roteiro dos pontos turísticos mais próximos um do outro pra não ficar fazendo arrodeio e até o horário médio que passaria no local eu marquei. Por exemplo, você tem que conferir o horário de funcionamento dos locais pra não dar viagem perdida. E tem local que é melhor você ir de dia do que de noite, concorda? Se você seguir uma logística mínima assim sua viagem vai ser só sucesso. Mas vamos ao que realmente interessa:

Fiquei literalmente apaixonada por essa construção antiga, o Mosteiro de São Bento.

Apreciando construções

Eu sou formada em Engenharia Civil, então sou suspeita para falar sobre construções. Os pontos turísticos de Garanhuns são bemmm fortes puxados para a religião, como vocês vão ver abaixo. Mas o encanto que há pra mim é na construção antiga, na arquitetura e no que representou numa época em que eu nem era nascida. Aquela magia do lugar que me faz pensar em que estou num filme ou coisa do tipo por causa do cenário. Aqui vai alguma das minhas indicações:

Santuário Mãe Rainha (horário de funcionamento: todos os dias 7h00 às 17h): É um local num ponto alto de Garanhuns em que tem muita área verde e uma capela no centro. O clima é bem frio e ventilado. Sou fã de jardins e natureza então fiquei bastante admirada com o local. Sugiro que vá conhecer preferencialmente no período da manhã.

Cristo de Magano (horário de funcionamento: entrada livre): Ponto mais alto de Garanhuns/PE num local bem recluso, por isso indico que você vá conhecê-lo de manhã e, de preferência, não vá sozinho. O ponto turístico não tem segurança nem nada. Mas tanto a construção quanto a visão ao redor é bem massa.

Castelo de João Capão (horário de funcionamento: todos os dias 09h30 às 16h): Paga uma taxa na entrada para ajudar na contribuição da preservação do monumento, mas não tem tanto atrativo na área interna. Eu confesso que eu estava próxima do Rei da Picanha onde ia almoçar e decidi parar lá na frente para conferir a construção e tirar uma fotinha, mas pelas avaliações que havia visto no Google não tive interesse em conhecer a área interna. Fica a critério de vocês se vão ou não.

Mosteiro de São Bento (horário de funcionamento: todos os dias 9h às 11h e 14h às 16h): Construção enorme e linda demais, tanto na área externa como na área interna. Além da igreja, tem uma lojinha com lembranças e o mosteiro oferece estadia simples num preço mais acessível que os demais hotéis da região.

Seminário São José (horário de funcionamento: confirmar ligando pra lá 87 3761-3747): Esse local não estava no roteiro e eu encontrei por acaso. Acredito que funciona no mesmo horário do Mosteiro de São Bento. A construção é enorme também e muito da linda. Não vi lojinha de lembranças, mas confirmei com uma funcionária de lá que oferece estadia por preço acessível. O diferenciado dele é que é numa localização central de Garanhuns em uma das pricipais vias comerciais.

Palácio Celso Galvão (horário de funcionamento: área externa apenas): Na realidade o palácio é onde funciona a prefeitura municipal de Garanhuns e sede administrativa então não há nenhum atrativo na área interna. Acho que ficaria bem mais legal se realocassem a administração e instalassem uma espécie de museu de Garanhuns na área interna, não era? Mas não é o caso. Atualmente é mais um local para você passar, admirar e tirar uma foto em frente da construção histórica de 1943.

Parque Euclides Dourado. É enorme e muito lindo!

Apreciando a natureza

Estou me tornando aquelas pessoas velhas que ama ver mato, natureza e tirar fotos das coisinhas. Então fica minha sugestão pros senhores darem uma caminhada sem compromisso pela manhã cedinho nesses lugares de entrada gratuita apreciando a natureza e tudo de bom que ela tem pra nos dar. De preferência, dê vários closes:

Praça Relógio das Flores - horário de funcionamento: entrada livre

Praça Fonte Luminosa - horário de funcionamento: entrada livre

Parque Euclides Dourado - horário de funcionamento: todos os dias das 05h às 22h

Parque Ruber Van der Linden - horário de funcionamento: todos os dias 08h às 18h

Prestes a encher o bucho. Esse é meu cantinho. Com ou sem passeio turístico eu quase sempre almoço na Churrascaria Rei da Picanha.

Apreciando experiências

Chocolate Sete Colinas (horário de funcionamento: todos os dias 09h30 às 19h): Esse aqui seria mais um lugar pros fãs de sobremesas. Ideal para você conhecê-lo depois do almoço, mas prepara o bolso que por esse estabelecimento ser famosinho também é um pouco mais caro. Nada com que não te faça comer doce, mas coma menos do que gostaria.

Vinícola Vale das Colinas (horário de funcionamento: quinta à domingo das 12h às 18h): Especial para os fãs de vinho. Eu não fui por que na época a estrutura ainda estava em construção, mas conforme indicado no site a partir de 2022 vai estar concluída a bodega e os clientes vão conhecer o processo de vinificação. Seria uma das coisas que eu voltaria só pra isso, por que deve ser muito interessante. Por via das dúvidas se você decidir ir entra em contato antes pra confirmar se está funcionando.

Campo de Lavanda Amar Amara (horário de funcionamento: conferir agenda no site): Eu deixo essa sugestão como algo diferenciado para vocês conhecerem. Nesse caso esse campo de lavanda cobra uma taxa de visitação por pessoa que estava em torno de R$ 20,00. Eu não tive a oportunidade de conhecer por causa do trabalho, mas o lugar parece ser bem bonito e segundo avaliadores, a pessoa tem a experiência e ver de perto como o óleo da lavanda é extraído, fazer escalda pés com a lavanda, comer brigadeiro de lavanda, andar de bicicleta personalizada e ver o pôr do sol.

Churrascaria Rei da Picanha (horário de funcionamento: todos os dias 08h as 22h): Com absoluta certeza meu ponto fraco. Quer comer bem até passar mal? Vá nesse restaurante, peça uma picanha completa (serve 3 pessoas) ou a meia se tu estiver sozinho e seja feliz. Tem momentos na vida que temos mais é que gastar dinheiro e ficar de bucho cheio. A conta deu uns R$ 100,00 por aí.

Dona Antonia Restaurante (horário de funcionamento: segunda a sabado das 11h as 15h): Como eu falei pra vocês eu sou gente como a gente, depois de comer uma vez na churrascaria rei da picanha o restante dos dias eu almoço aqui que é um self service no precinho. Pelas minhas contas você não gasta mais de R$30 reais por pessoa e come bem. Comida gostosa e barata.

Meu Buteco (horário de funcionamento: terça à domingo 17h até 00h): Pra quem gosta de sentar num bar, beber, ouvir música, comer petisco e relaxar. Vi que esse é o mais bem avaliado da região.

Interior do Mosteiro de São Bento. É lindo demais, minha gente.

Opões de Estadia

Vou generalizar mais aqui a situação, pois só fiquei no Hotel Veneza das opções abaixo. O Hotel Veneza foi uma das opções mais em conta que achei pesquisando na internet, mas conforme fui conhecendo presencialmente Garanhuns e conversando com os habitantes, me indicaram opções mais acessíveis como o Mosteiro de São Bento e o Seminário São José que são estadias simples e com diárias mais baratas que o hotel que fiquei. Mas se você está querendo luxar e pagar por algo mais caro e melhor, você também pode realizar sua estadia no SESC Garanhuns que tem diversos atrativos e inclusivem oferecem o jantar. Ou seja, talvez seja um melhor custo-benefício você ficar no SESC mesmo. Eu já fiz minha carteirinha do SESC pra ter desconto e se rolar de ir outra vez pra Garanhuns, ficarei por lá. Deixei a ordem aqui do mais barato ao mais caro e lembrando que esses valores foram consultados em dezembro/2021:

Mosteiro de São Bento - em média R$ 70,00 com café da manhã

Seminário São José - em média R$ 100,00 com café da manhã

Hotel Veneza - diária R$ 160,00 com café da manhã

Sesc Garanhuns - diária R$ 170,00 com café da manhã e jantar

Agora vai um mapa dos pontos:

Eu sou tão legal que montei até um roteiro pra vocês, imaginando que vocês também são de Recife:

Dia 1 - Manhã
09h00 - Santuário Mãe Rainha
10h00 - Relógio das Flores
10h30 - Castelo de João Capão
11h30 - Cristo de Magano

Dia 1 - Tarde
12h00 - Almoço na Churrascaria Rei da Picanha
14h00 - Check-in no Hotel
15h00 - Vinícola Vale das Colinas

Dia 1 - Noite
18h00 - Jantar no Hotel
19h00 - Meu Buteco

Dia 2 - Manhã
07h00 - Café no Hotel
08h30 - Parque Euclides Dourado
09h00 - Seminário São José
09h30 - Fonte Luminosa
10h00 - Mosteiro São Bento
10h30 - Parque Ruber Van der Linden

Dia 2 - Tarde
12h00 - Checkout no Hotel
12h30 - Almoço na Dona Antonia Restaurante
14h00 - Sobremesa no Chocolate Sete Colinas
15h00 - Campo de Lavanda Amar Amara

Depois disso é só parar para jantar no caminho de volta pra casa pela rodovia e tá tudo certo. Eu cheguei no máximo de 21h00 em casa. Foi massa!

Bicha organizada demais, concorda? É isto, galera. Espero que minha publicação tenha sido útil e que vocês curtam bastante sua próxima viagem para Garanhuns/PE. Um grande xero e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o melhor rodízio de sushi em Recife? Uma análise entre Udon x Yugo...

Minha gente, não era minha intenção trazer uma publicação polêmica assim comparando no blog, mas como eu sou fã de sushi eu precisava externar minhas experiências sobre esses dois rodízios. Primeiro, eu queria dizer que isso não é publi. Infelizmente paguei com meu dinheirinho suado para poder conferir de perto ambos rodízios e não satisfeita ainda levei minha best friend forever para gastar dinheiro mais eu. E segundo que eu nem tenho condições financeiras (#nospatrocina) pra conhecer todos os rodízios existentes em Recife, tá? Por isso eu vou apresentar a vocês sobre quais restaurantes eu estou me referindo nessa publicação. São eles: Localização O Udon tem dois restaurantes, um em Casa Amarela e outro em Boa Viagem. Eu fui no mais próximo de onde moro, em Casa Amarela. O Yugo Fusion atualmente está no lugar do falecido restaurante Nirai (#descanseempaz), no bairro das Graças. Valores Atualmente os rodízios estão custando (data de referência:

Cheats para PC do jogo The Witcher 3: Wild Hunt

E aí, meus queridos. Tudo bem com vocês? Seguindo a saga do jogo The Wicher 3, que já apresentei aqui no blog , nessa publicação eu vou ensinar os senhores a ativar a opção de permitir a utilização de cheats no jogo e também vou listar todos comandos possíveis pra a gente se divertir bastante. E se você está me julgando, por favor, não o faça. Já basta a nossa própria vida em que temos que sofrer e lutar pra poder vencer na vida. Aí ter que se lascar no jogo também? Ah não!!! Eu joguei sem cheats já e é bom sim, mas com cheats já adianta umas coisas massas. Inclusive pra ativar o cheat do jogo não precisa baixar nenhum programa, viu galera? Não fiquem se enganando por outros sites não. É fácil demais. Veja aí vá:

Conheça: Budah

A apresentação dessa semana entra na categoria nacional com artistas brasileiros com mais uma inclusão de xodós que eu tenho dado replay quase que diariamente. Brandha Rangel (com nome artístico Budah) tem 24 anos e é estudante, cantora e compositora com gênero musical voltado para Rhythm and blues ou r&b residente em Vitória, Espírito Santo. Ela tem se destacado com rap e hip hop no Brasil. Em suas músicas ela fala tanto sobre amor quanto questões sociais. Quer bancar a romântica? Escuta Budah! Quer se emponderar com letras feministas? Escuta Budah! Conheci seu trabalho através da sua participação em episódio da PineappleStormTV do projeto Poesia Acústica com a faixa "Acabou" com Lourena e Azzy. Eu curti bastante a sua voz e decidi explorar na internet em busca de outros trabalhos de sua autoria ou participações com outros artistas. De lá pra cá, foi só alegria. Suas músicas viraram meio que rotina para mim e, sendo assim, eu queria compartilhar um pouco dessas mú

Resenha: A Barraca do Beijo de Beth Reekles

Desde que a Netflix lançou o segundo filme da Barraca do Beijo apareceram tweets na minha linha do tempo do perfil do blog com comentários negativos que me deixaram curiosa para entender o que estava acontecendo. Essas críticas envolviam os personagens principais do filme e suas atitudes tóxicas e machistas, coisas essas que eu não tinha percebido quando assisti os filmes. Mais uma coisa que eu não sabia e que eu só fiquei sabendo nesse exato momento que estou escrevendo pra vocês é que o livro A Barraca do Beijo foi feito por uma cientista. Beth Reekles, a autora do livro, é uma garota de exatas, formada em Física pela Exeter University. Mas nas horas vagas ela gosta de ler e escrever no Wattpad. O livro fez tanto sucesso nessa plataforma com mais de 19 milhões de acessos e 40 mil comentários, além de vencer o Prêmio Watty de Ficção Adolescente mais popular que eu entendi tudo. A senhora Netflix não ia deixar essa oportunidade passar batido, não é mesmo?

Como mandar uma sugestão de melhoria pro Instagram

E aí, amados. Eu estava buscando na internet essa dúvida que vocês também estão tendo. Como não encontrei em lugar nenhum da internet, eu decidi criar esse tutorial pra quem quer mandar uma mensagem de feedback pro Instagram pelo aplicativo. Vem que eu te ensino. 1. No Aplicativo, acesse o seu perfil. 2. Clique no Menu ☰ . 3. Vá em Configurações ⚙️. 4. Clique em Ajuda ❔. 5. Clique em Relatar um problema . 6. Clique em Enviar feedback . 7. Escreva a mensagem no campo e, se necessário, anexe imagens no campo Adicionar ➕. 8. Aperte em Enviar . Fiz também um tutorial rápido pelo Instagram do blog, pra quem prefere visualizar por vídeo: A minha sugestão foi para criar a função de Amigos Próximos pras publicações do feed também. Imagina ter umas publicações suas visíveis só pros seus melhores amigos? Seria tudo pra mim. Eu publicaria mais no meu insta se tivesse essa opção. Qual a de vocês?