Você pode não saber o que significa, mas tenho certeza que já o viu pelos lugares e achou muito bonito. Ladrilho hidráulico, mosaico hidráulico ou piso hidráulico é um tipo de revestimento artesanal, peça por peça, confeccionado à base de cimento e corantes utilizado em paredes e pisos, em áreas úmidas e secas. Este tipo de revestimento leva esse nome porque passam cerca de oito horas debaixo d'água para a cura. Ele é produzido em fôrmas e é considerado ecológico pela fabricação artesanal e por não consumir energia ou emitir gases com a queima em fornos. O modelo pode ser utilizado em ambientes externos e internos. Garagens, praças, jardim, rampas e estacionamentos, bordas de piscina, calçadas, terraço, bancadas, cozinha, banheiro, sala, varanda e onde mais te agradar.
Foram originados pelo sul da Europa na metade do século XIX e decoraram castelos e palácios europeus. Surgiram como uma alternativa ao mármore ou cerâmica que não necessitavam de cozimento e espalharam-se pelos países mediterrâneos, tornando-se populares também na Inglaterra e Rússia. São altamente resistentes a zonas de tráfego intenso e à abrasão, alta durabilidade, sem brilho, antiderrapantes quando fabricados em relevo e têm grandes qualidades decorativas destacando-se nos cômodos da casa. Seus desenhos coloridos e monocromáticos representam formas geométricas, flores ou folhas. O ladrilho hidráulico sofre baixa dilatação, portanto dispensa rejunte.
Os ladrilhos hidráulicos são classificados em liso, decorado e antiderrapante. Os lisos têm cores sólidas e são aplicados em ambientes internos e externos, utilizados em decoração de fachadas ou juntamente com os ladrilhos decorados para dar acabamento ao ambiente. Os decorados são utilizados para compor tapete, borda, contínuos, florais, patchwork e acabamento de rodapé dos ambientes. Os antiderrapantes são utilizados em áreas externas sendo calçadas, pátio, estacionamento, rampa, borda de piscina e áreas molháveis.
Abaixo vão mais alguns exemplos:
Espero que tenham curtido as explicações e inspirações!
Gostei da primeira e nona foto, contando as que estão em dupla da esquerda pra direita.
ResponderExcluir