Pular para o conteúdo principal

5 dicas essenciais para quem quer ser fluente em outro idioma



E aí, meus queridos. Estou mais uma vez nesse blog belíssimo para dar minhas dicas e experiências de como estou aprendendo idiomas diferentes do qual sou nativa. No momento eu estou me especializando em inglês e espanhol. Inglês sempre foi um idioma que admirei e quis aprender, né? Já espanhol eu não me interessava tanto na escola, mas atualmente devido as influências de algumas séries que assisti e pessoas que conheço, acabei criando gosto pelo idioma e estou na luta tentando aprender sozinha.

Mas o papo de hoje será sobre dicas importantes que eu descobri durante a jornada do aprendizado e que acho essenciais, independente do idioma que você deseja. Então vamos lá sem mais delongas:

1. Aprender os conceitos básicos e as regras gramaticais

Qualquer pessoa que esteja interessada em aprender outro idioma pode adiantar seu aprendizado buscando conhecer os conceitos básicos como a pronúncia do alfabeto nesse idioma, cumprimentos, como se fala e escreve as cores e os números, como funciona as regras gramaticas... Qual é o seu nome? Quantos anos você tem? De onde você é? Que horas são? Essas e outras perguntas que você utilizaria com frequência se estivesse morando lá. É necessário você abraçar esse objetivo com gosto buscando aprender por conta própria. Esse desejo vai ter que ser constante e, apesar das dicas que eu tô te dando, teu sucesso vai depender exclusivamente da tua vontade pela busca contínua de melhoria.

2. Se inscreva em cursos gratuitos ou pagos

Pra o interessado aprender bem é necessário criar essa rotina de estudo aprendendo assuntos novos, resolvendo exercícios, criando conexões com o mesmo interesse e isso tudo a gente só consegue fazendo um curso. É importante tanto ter o idioma quanto ter a experiência e ouvir as experiências de profissionais que estão há mais tempo nesse ramo. O ambiente de uma instituição são primordiais para você avançar nessa jornada. Portanto procure um professor particular, um curso pago, um curso gratuito que o governo ofereça, um curso gratuito na internet ou um grupo de estudos que também queiram o mesmo que você.

3. Incluir o idioma no dia-a-dia

Quanto mais você incluir esse idioma em seu dia-a-dia, mais rápido você vai aprender. Para isso é necessário conhecer mais da cultura estrangeira desse idioma com músicas, filmes, séries, documentários, podcasts... Use tudo o que estiver de fácil acesso a seu benefício.
  • Ouvindo músicas e podcasts, traduzindo e entendendo o que estão dizendo. Familiarize-se com as diferentes pronúncias, vozes e tons.
  • Estude e pratique por meio de aplicativos de educação como o Duolingo.
  • Assista filmes, seriados e documentários com o idioma que você quer aprender e com a legenda em português. Caso você esteja se sentindo confiante passe a utilizar as legendas com o idioma que você deseja. Por exemplo, assistir algo em inglês com a legenda em inglês. Dessa forma você está desenvolvendo sua audição e leitura.
  • Assista canais no YouTube que dão dicas do idioma e canais de viagem que mostram como as coisas funcionam por lá.
  • Leia e estude por meio de livros no idioma desejado. Uma ferramenta boa que facilita nesse aprendizado e na tradução é o Kindle.
  • Pratique a escrita entrando em contato com estrangeiros ou escrevendo algum diário no idioma que te interessar.
  • Compre um dicionário e por meio dele aprenda uma palavra nova por dia. Tente criar frases com essa palavra, repita-a em voz alta e saia destacando as que você escolher.
  • Mude o idioma do seus aparelhos eletrônicos e redes sociais para se familiarizar com parte do vocabulário.
  • Entre em fóruns estrangeiros sobre assuntos que você gosta, leias as mensagens dos usuários e faça sua contribuição respondendo-as.
  • Acompanhe diariamente notícias no idioma que você quer seguindo os jornais locais pelas redes sociais ou nos sites. Fica por dentro de tudo o que está acontecendo lá.
  • Crie um dicionário pessoal com as palavras que você aprender. Tem aplicativos que te ajudam nisso.

4. Pratique constantemente o que está aprendendo

Qualquer tipo de aprendizado requer a prática constante tanto pra aprimorar seu conhecimento quanto pra você não esquecer do que aprendeu. É importante que você mantenha essa rotina pra alcançar o seu objetivo, que é a fluência no idioma desejado.

5. Faça intercâmbio para alcançar a fluência

Esse é a dica primordial. Se você quer mesmo aprender algum idioma novo você tem que vivencia-lo. Então coloca na tua cabeça que em algum momento você vai realizar uma viagem pra esse lugar ou um intercâmbio ficando meses lá. Essa experiência de estar com o idioma presente diariamente aperfeiçoam rapidamente para alcançar a sua fluência.
Sendo esta a opção que provavelmente sai mais cara, mas também a mais eficaz, passar um período em outro país aprendendo e vivenciando diariamente a língua que você almeja dominar facilitam bastante no desenvolvimento pois você estará realizando todas as atividades que indiquei nos tópicos anteriores. Procure se informar por meio de empresas de intercâmbio ou de turismo quanto custa essa viagem para você começar a juntar. É muito importante se programar financeiramente de forma antecipada.

Muita gente tem vergonha ou medo de errar quando decide aprender um novo idioma, mas aí eu quero deixar claro que teus erros na pronúncia ou na forma de se expressar em outro idioma são partes da jornada de todo ser humano que decide aprender algo. Você vai falar errado até conseguir falar certo. Você vai se confundir ou não vai saber se expressar bem até conseguir. Todas essas frustrações fazem parte do teu desenvolvimento. Não fique se cobrando tanto, basta continuar seguindo minhas dicas que uma hora os refrescos vão chegar. Espero que a publicação tenha sido útil. Beijo grande!

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o melhor rodízio de sushi em Recife? Uma análise entre Udon x Yugo...

Minha gente, não era minha intenção trazer uma publicação polêmica assim comparando no blog, mas como eu sou fã de sushi eu precisava externar minhas experiências sobre esses dois rodízios. Primeiro, eu queria dizer que isso não é publi. Infelizmente paguei com meu dinheirinho suado para poder conferir de perto ambos rodízios e não satisfeita ainda levei minha best friend forever para gastar dinheiro mais eu. E segundo que eu nem tenho condições financeiras (#nospatrocina) pra conhecer todos os rodízios existentes em Recife, tá? Por isso eu vou apresentar a vocês sobre quais restaurantes eu estou me referindo nessa publicação. São eles: Localização O Udon tem dois restaurantes, um em Casa Amarela e outro em Boa Viagem. Eu fui no mais próximo de onde moro, em Casa Amarela. O Yugo Fusion atualmente está no lugar do falecido restaurante Nirai (#descanseempaz), no bairro das Graças. Valores Atualmente os rodízios estão custando (data de referência:

Cheats para PC do jogo The Witcher 3: Wild Hunt

E aí, meus queridos. Tudo bem com vocês? Seguindo a saga do jogo The Wicher 3, que já apresentei aqui no blog , nessa publicação eu vou ensinar os senhores a ativar a opção de permitir a utilização de cheats no jogo e também vou listar todos comandos possíveis pra a gente se divertir bastante. E se você está me julgando, por favor, não o faça. Já basta a nossa própria vida em que temos que sofrer e lutar pra poder vencer na vida. Aí ter que se lascar no jogo também? Ah não!!! Eu joguei sem cheats já e é bom sim, mas com cheats já adianta umas coisas massas. Inclusive pra ativar o cheat do jogo não precisa baixar nenhum programa, viu galera? Não fiquem se enganando por outros sites não. É fácil demais. Veja aí vá:

Conheça: Budah

A apresentação dessa semana entra na categoria nacional com artistas brasileiros com mais uma inclusão de xodós que eu tenho dado replay quase que diariamente. Brandha Rangel (com nome artístico Budah) tem 24 anos e é estudante, cantora e compositora com gênero musical voltado para Rhythm and blues ou r&b residente em Vitória, Espírito Santo. Ela tem se destacado com rap e hip hop no Brasil. Em suas músicas ela fala tanto sobre amor quanto questões sociais. Quer bancar a romântica? Escuta Budah! Quer se emponderar com letras feministas? Escuta Budah! Conheci seu trabalho através da sua participação em episódio da PineappleStormTV do projeto Poesia Acústica com a faixa "Acabou" com Lourena e Azzy. Eu curti bastante a sua voz e decidi explorar na internet em busca de outros trabalhos de sua autoria ou participações com outros artistas. De lá pra cá, foi só alegria. Suas músicas viraram meio que rotina para mim e, sendo assim, eu queria compartilhar um pouco dessas mú

Resenha: A Barraca do Beijo de Beth Reekles

Desde que a Netflix lançou o segundo filme da Barraca do Beijo apareceram tweets na minha linha do tempo do perfil do blog com comentários negativos que me deixaram curiosa para entender o que estava acontecendo. Essas críticas envolviam os personagens principais do filme e suas atitudes tóxicas e machistas, coisas essas que eu não tinha percebido quando assisti os filmes. Mais uma coisa que eu não sabia e que eu só fiquei sabendo nesse exato momento que estou escrevendo pra vocês é que o livro A Barraca do Beijo foi feito por uma cientista. Beth Reekles, a autora do livro, é uma garota de exatas, formada em Física pela Exeter University. Mas nas horas vagas ela gosta de ler e escrever no Wattpad. O livro fez tanto sucesso nessa plataforma com mais de 19 milhões de acessos e 40 mil comentários, além de vencer o Prêmio Watty de Ficção Adolescente mais popular que eu entendi tudo. A senhora Netflix não ia deixar essa oportunidade passar batido, não é mesmo?

Como mandar uma sugestão de melhoria pro Instagram

E aí, amados. Eu estava buscando na internet essa dúvida que vocês também estão tendo. Como não encontrei em lugar nenhum da internet, eu decidi criar esse tutorial pra quem quer mandar uma mensagem de feedback pro Instagram pelo aplicativo. Vem que eu te ensino. 1. No Aplicativo, acesse o seu perfil. 2. Clique no Menu ☰ . 3. Vá em Configurações ⚙️. 4. Clique em Ajuda ❔. 5. Clique em Relatar um problema . 6. Clique em Enviar feedback . 7. Escreva a mensagem no campo e, se necessário, anexe imagens no campo Adicionar ➕. 8. Aperte em Enviar . Fiz também um tutorial rápido pelo Instagram do blog, pra quem prefere visualizar por vídeo: A minha sugestão foi para criar a função de Amigos Próximos pras publicações do feed também. Imagina ter umas publicações suas visíveis só pros seus melhores amigos? Seria tudo pra mim. Eu publicaria mais no meu insta se tivesse essa opção. Qual a de vocês?