Pular para o conteúdo principal

Apreciação Brasileira: Gilsons



E aí, meus leitores queridos. Tudo bem com vocês? Hoje eu acordei inspirada demais com a missão de compartilhar com vocês o som desse trio topadíssimo. Gilsons é um grupo formado em 2018 por Francisco Gil, João Gil e José Gil (seguindo a ordem da foto acima) que carregam o legado de um dos sobrenomes mais famosos da música popular brasileira. Todos os três são parentes de Gilberto Gil. José é filho do próprio e Francisco e João são netos do compositor baiano. O talento claramente está no sangue dessa família linda e artística. Mas e você aí? Já conhece as músicas deles?!

O EP mais recente deles lançado em 2019 se chama "Várias Queixas" e tem 5 faixas, sendo 2 delas apresentadas em clipes do YouTube bem bonitos e gostosos de se assistir com a performance de dançarinos que transmitem a música em forma de dança e outro clipe bem intimista com o trio num estúdio mostrando os detalhes e seu envolvimento com as faixas. É exatamente assim que eu me sinto quando eu escuto o som deles. É aquela calmaria gostosa com energias positivas e sentimentos bons partilhados através da música. A sua música resgata influências baianas e a ancestralidade marca a música do Gilsons. Tem samba, rap, funk, afoxé e pop com eletrônica. Confere aí minhas faixas preferidas na ordem:



Pode fazer o que quiser, até me machucar. Transborda no meu coração só amor. Desde o momento que eu te vi não pude acreditar. Mas se eu não conseguir vem me amar... Várias queixas. Várias queixas de você. Por que fez isso comigo? Estamos juntos e misturados. Meu bem, quero ser seu namorado! Várias queixas...



Ah, as neblinas das manhãs fazem não te encontrar. Difícil até te procurar. Ah, mas com você queria estar pro dia poder clarear e o coração reencontrar. O amor é como um pedacinho de céu. Sou todo love love. São lábios de mel. Ah, esconder você! Onde é que foi parar? Porque será? Amor, é onde eu queria estar com você e amar. Espalha brisa em alto mar...

Agora confere o EP completo com as 5 faixas. Todo o álbum é simplesmente uma delícia de se ouvir. Estou naquele vício de ouvir todo dia pra trabalhar bem tranquila:



Como vocês podem conferir a capa do álbum é uma foto antiga dos três ainda quando eram pequenos. Fofo demais, não é? Com cinco faixas, a proposta traz 3 canções inéditas, bem como uma regravação do grupo Olodum, que dá título ao projeto. Para promover a empreitada, o grupo liberou nas plataformas o clipe da faixa, gravado na comunidade carioca de Tijuquinha. "A música é uma coisa que ganha vida por si só. Ela nasce e cresce através dos sentimentos que desperta nas pessoas... Ela se transforma. Os Gilsons nasceu despretensioso e o desejo de jogar pro mundo o nosso som foi genuíno e de imediato. Com o tempo, as canções ganharam força através das pessoas", complementa Francisco no Instagram.



E aí, gostaram do trabalho dos meninos? Muito massa, num é? Eles fazem de referência artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Novos Baianos, Jorge Ben, Paralamas do Sucesso, Olodum, Timbalada, Daniela Mercury. Vocês podem acompanhá-los pelo Instagram. Eu já estou ansiosa para conhecer os futuros trabalhos dos meninos. Pra mim a música deles é tão gostosa quanto as de Duda Beat e Silva. Não poderia estar mais orgulhosa do meu país e principalmente do meu nordeste. Tem sotaque mais gostoso do que o nosso? Tem não! Risos. Até a próxima e um cheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A nova tendência do cabelo descolorido e suas variações

Eu tô chocada que eu tô criando muita publicação no blog sobre Moda & Beleza que não é da minha essência. Quer dizer, eu acho lindo e adoro acompanhar, mas quase nunca crio coragem pra meter a cara e tentar fazer alguma dessas coisas que eu idolatro. Será que eu vou mudar isso futuramente? É uma mudança bem radical a gente descolorir o cabelo e, por exemplo, mudar algo que era preto para loiro. Já observei muito essas mudanças radicais entre pessoas influentes como artistas e queria compartilhar com vocês esse estilo que eu tô admirando bastante ultimamente.

A artes digitais absurdamente belas de Tati MoonS

Minha gente, eu descobri esse perfil do instagram por meio do twitter e eu fiquei sem fôlego com o tamanho do talento desta garota chamada Tatiana (auto-retrato na foto acima) com nome artístico de Tati MoonS. Ela é uma artista digital espanhola e dona dessas artes que estou prestes a apresentar a vocês.

As makes coloridas de Euphoria para se inspirar

E aí, meus queridos. Eu fiz justamente a publicação anterior falando sobre a série Euphoria para comentar algo que provavelmente vai marcar esta geração. Como eu falei na publicação sobre a série, além da estória em si a mesma também se destacou na parte visual tanto com a filmografia quanto os looks dos personagens, os cenários e as maquiagens. E como eu fiquei apaixonada, doida pra tentar refazer essas maquiagens e falhar, eu decidi apresentar esse trabalho incrível das principais maquiadoras e responsáveis por essas obras de arte. No caso são Doniella Davy e Kirsten Coleman, que eu já deixei o instagram pra vocês seguirem e acompanharem o trabalho delas.

Séries da Netflix: The Umbrella Academy

E aí, amiguinhos. Ontem, em plena sexta-feira, estreou a nova temporada dessa série queridíssima não só por mim, mas por vários outros seriadores. Como The Umbrella Academy é da Netflix, todos episódios da segunda temporada estavam disponíveis e eu sextei da melhor maneira não é, maratonando tudo em um dia. Sonho de princesa. É uma coisa maravilhosa, mas também pode ser um tremendo erro. Eu terminei de assistir tudo, fiquei na vontade de assistir mais e vou ter que esperar sabe-se lá quantos meses ou anos (a dramática). Percebi que ainda não tinha falado dela com vocês aqui, por isso estamos batendo esse papo.

Vesgo: Músicas mixadas com aquele toque especial do brasileiro

E aí, meus queridos. Ultimamente estive animada para indicar coisas aqui no blog e aproveitando que conheci recentemente essa obra de arte presente no YouTube hoje a indicação é do canal de músicas chamado VESGO que tem uma leve semelhança do VEVO. Será que foi coincidência ou proposital? O idealizador do canal se chama Erickon Fox (foto abaixo). O canal existe desde 2015 e já conta com mais de 1 milhão de inscritos e mais de 233 milhões de visualizações em todos os vídeos. Sucesso que chama, né? Eu conheci esse canal após um vídeo de uma garota dançando a música Blinding Lights de The Weeknd na versão Os Barões da Pisadinha bombar na internet. Tais ligado na dança, né? Eu só fiquei como ela quando descobri esse canal show. Eu já amo músicas mixadas por vida, também amo música internacional e nosso som nacional aí pegando essa mistura de tudo o que eu gosto só deu em paixão à primeira visualização.